Como tirar o DNI para estudar na Argentina

9.7.17
UPDATE: o processo para tirar o DNI foi alterado e parte do processo é feito online agora! A data marcada serve só para entregar os documentos ;)

Nesta parte vamos falar sobre o DNI e como tirá-lo! 




Caso não tenha visto as outras partes: Quero Estudar na Argentina. E Agora? e Como Convalidar o Ensino Médio na Argentina.

Ainda não tem certeza de qual assessoria pegar? Dê uma checada na Olá Argentina, eles tem TUDO que você possa imaginar! Preocupado com locação? Traslados? Remessa financeira? Plano de saúde? Eles têm tudo isso e muito mais!

O que é DNI? 

É o documento nacional de identificação da Argentina, uma espécie de RG. Quando você vai para a Argentina como brasileiro, você recebe visto de até 90 dias para ficar no país (se entrar com o RG, não perca e nem largue o papel que eles te dão por nada!). Para poder ficar mais tempo e ter acesso a vários benefícios da cidade (incluindo faculdade), você precisa tirar o DNI.

Na UBA você pode se inscrever no CBC sem o DNI, mas precisa entrega-lo antes de finaliza-lo. Isso é ótimo, pois dá tempo de vir e iniciar o processo com calma.

Você pode fazer seu DNI no Brasil ou na Argentina. Eu recomendo fazer na Argentina, pois o valor cobrado no consulado é exorbitante (algo como 500 dólares) e não dá para terminar tudo do Brasil pelo que eu ouvi. Alias, a própria atendente do consulado me recomendou fazer na Argentina.

Para tirar o DNI é preciso:
> RG ou Passaporte (não me lembro se precisa de uma cópia simples, mas na dúvida, leve);
> Certificado de Domicílio (não se desespere);
> Foto 4x4 (dependendo da sede);
> Antecedentes Criminais do Brasil;
> Antecedentes Criminais da Argentina;

IMPORTANTE: você não precisa ter um endereço definitivo, mas caso tenha o endereço de um amigo, é a melhor opção. Há quem use endereço de hotel ou hostel para fazer todo o procedimento, mas não é garantido que aceitem. Eu usei o endereço do airbnb que estava na época.

Vamos por partes...

1. Marcando Turno

Antes de mais nada, marque um turno aqui para poder fazer seu DNI. É bom ter em mente em qual bairro você vai estar, pois aí você consegue escolher o mais perto. Eu fiz tudo na sede central, que acabei achando um lugar chato de ir, mas que compensou.

Não me lembro se são muito concorridos, então é bom dar uma olhada de tempos em tempos para ver a disponibilidade.

Escolha a opção "Radicación", se for maior de 16 anos, marque esta opção, se não, a outra. Se está em Buenos Aires, escolha Ciudad Autonoma de Bs As (CABA) que se refere a cidade em sí. Se você seleciona Buenos Aires, o sistema vai entender como não só a cidade, mas também toda a região metropolitana.

2. Antecedentes Criminais do Brasil

Para tirar seus antecedentes criminais do Brasil, basta entrar aquicompletar os dados e imprimir. Ele tem prazo de validade de 90 dias, então não adianta fazer muito antes.

Porém, só impresso assim ele não tem validade na Argentina, então você precisa "legalizar" ele. Você pode fazer isso de duas maneiras: no consulado brasileiro em Buenos Aires ou apostilando. Se você não sabe o que é apostilar, entra aqui que lá explica certinho.

Se você optou pelo consulado, basta ir até lá com os antecedentes impressos, uma cópia simples do seu RG e o original. Leva uns dois ou três dias normalmente, mas se você estiver com um prazo bem apertado como eu estava, pode tentar conversar com a pessoa que te atender que as vezes eles conseguem fazer para antes. 

Eu só conheço o consulado brasileiro em Buenos Aires. Caso não esteja indo para a capital, verifique aqui para saber se há um consulado na cidade para onde está indo (consulado, não confundir com embaixada).

3. Antecedentes Criminais da Argentina

Para tirar seus antecedentes criminais da Argentina, você precisa marcar um turno aqui. Novamente, saber onde vai estar pode facilitar. Acabei fazendo na sede central, no mesmo lugar onde tramitei o DNI. Isso acabou sendo algo bom, pois faltou um traço no RG dos antecedentes criminais e deu para corrigir na hora (caso contrário eu teria que marcar outro turno nos dois e refazer).

Você vai notar que dá para selecionar "Brasil" e tirar ele em um consulado, MAS é mais caro. Sai 500 pesos, que convertendo dá mais que R$100.

Selecione Argentina e a Província / Cidade.

Você pode escolher se quer que fique pronto em 5 dias (70 pesos), 24 horas (180 pesos) ou 6 horas (300 pesos). Dependendo da pressa... 

Depois que completar tudo, o sistema vai te dar um boleto. Na época que eu fui, final de 2016, fiquei preocupada do boleto vencer, pois marquei o turno bem antes. No final, descobri que não vencia e só paguei quando já estava na Argentina, mas eu tive que atualizar o boleto porque o valor tinha mudado. Também era possível para pagar direto na sede central (não sei agora), mas eu paguei antes por precaução.

4. Certificado de Domicílio

Para tirar o Certificado de Residência, não se desespere. 

Basta ir na comisaría mais próxima do local onde você está no site da cidade se você estiver em Buenos Aires ou no google maps. Eu acabei usando os dois, mas em nenhum especificou qual exatamente era a comisaría do endereço em qual eu estava (havia duas próximas). Acabei indo nas duas para descobrir. Caso só haja um próximo, mais fácil ainda.

Vá com o endereço e RG. Diga que quer um Certificado de Domicílio e eles vão te dar um papel para preencher. Dentro de 5 dias (se não me engano) eles vão até o endereço dado para entregar o papel assinado e carimbado. No meu caso, sempre chegou em um dia ou dois no máximo, mas depende da região e da demanda.

É preciso que, ou você esteja no endereço dado com o documento, ou alguém com uma cópia do seu documento para receber! Ouvi pessoas que colocaram o endereço do hotel ou do hostel e não deu problema, mas também ouvi que há lugares que não aceitam. Ou seja, é meio loteria caso você não esteja aqui em definitivo ainda. Eu peguei um airbnb para evitar problemas e caso você tenha algum amigo, é o ideal.

É pago e custa algo em torno de 10 pesos (pago na comisaría).

Este endereço é para onde vão enviar o seu DNI depois que estiver pronto. Não tem problema ser um hotel ou hostel ou airbnb contanto que eles não aceitem a correspondência. Se eles aceitarem, você tem que ir lá buscar com eles.

Enquanto estão nas "tentativas" de entrega, você pode retirar o seu DNI direto na sede de correio mais próxima do endereço que você deu. 

Depois de três tentativas de entrega sem sucesso, seu DNI volta para a sede onde foi tramitada, OU, mais provavelmente, para a sede que fica na Jujuy 468.

5. Foto 4x4

Você pode tirar no Brasil ou na Argentina. Vi até pessoas entregando fotos impressas em papel normal e recortado, mas, né? Algumas sedes tem sistema eletrônico e tiram uma foto sua na hora, mas eu recomendo você ter, pois vai precisar para se inscrever no CBC.

_____________

No dia do seu turno, compareça ao local com todos os documentos, água e um lanchinho, pois vai levar um chá de cadeira / parede / chão.

Eu passei por várias filas:  uma de "chegada" grande que o senhor só viu meu RG e me direcionou para outra fila em outra sala maior com um número. 

Nesta eu esperei ser chamado pelo número em um painel. 

Primeiro me chamaram para tirar foto. Tirei e voltei a esperar para me chamarem para entregar os documentos. Depois de entregar os documentos, recebi um papel para ir no caixa pagar.

A taxa que eu paguei foi de 1000 pesos (mercosul) e aqui você pode acompanhar caso mudem o valor ou você não seja do mercosul.

Com esse papel pago, voltei até a atendente, entreguei o comprovante e ela processou os documentos, escaneando tudo. Depois me deu outro papel para pagar, algo em torno de 80 pesos e me pediu para aguardar.

Por fim me chamaram e me entregaram a precária - ela tem validade de 90 dias (visto) e serve provisoriamente como identificação.

O DNI tem prazo de 90 dias para ficar pronto (e o meu levou todos os 90 dias para ser entregue), mas pode vir antes ou passar disso. Caso passe, você precisa renovar a precária para aumentar sua permissão de permanencia. (você consegue ficar no país com o visto vencido, mas tem que pagar uma multa para regularizar depois).

Como sou brasileiro, meu DNI foi tramitado como residência permanente e veio com o número do CUIL que serve para conseguir trabalhar legalmente.

E como eu não sou um daqueles sortudos que saem bem em fotos de documentos...

______________________

Para saber mais:

CBC? UBAXXI? Como me inscrevo?

Quero estudar na Argentina, e agora?

Corra atrás dos documentos: Convalidação do Ensino Médio

Dicas para as matérias do CBC de Medicina

FAQ



Tecnologia do Blogger.